Publicado por: hugolt | junho 1, 2008

Post antigo, postando agora

OBI Fase 2

****
Esse Post é bem antigo, eu é que não lembrei ou não tive tempo pra postar, pois estava escrito…
****

Como disse no post anterior, fui classificado para a segunda fase. Até aqui tudo bem. Recebi um e-mail na quarta-feira do Revair (quem tinha ficado responsável por me inscrever na OBI) e só fui le-lo na sexta-feira, sendo que eu achei que uma sede seria em Campos…
No e-mail ele me mostrou onde seriam as sedes no estado do Rio. Todas as duas na capital, uma na UFRJ e outra no CEFET Celso Suckow e disse que não era pra eu faltar, que era pra ir.
Bem, eu não tinha dinheiro pra ir e nem tinha como ir e além do mais sou menor de idade. Fui conversar com ele à tarde. A gente conversou um pouco e acabamos conseguindo que eu fosse pro Rio, o CEFET-Campos ia arrumar uma maneira de me custear e assim eu fui.

O pessoal do CEFET – Rio foi bem agradável comigo, principalmente o professor João Quadros, excelente pessoa.
Depois de umas fotos, conversa e etc o professor João Quadros nos entregou a prova.

Aconteceu o mesmo quando me entregaram a prova da fase 1, fiquei meio nervoso de início, mas depois relaxei. Fui pra última questão, pois as duas primeiras eu não sabia resolver e a terceira eu achei que tinha a ver com ‘Edit Distance’, na verdade era isso, mas com algumas modificações. A última eu resolvi fácil, essa do Edit Distance fiquei mais ou menos uma hora até que percebi que estava bugando porque o Windows (é, lá era MS Windows) não aceitou que eu alocasse a memória que eu estava alocando. Aí diminuí a alocação e consegui rodar os testes. Nada de 100%, e eu fiquei muito tempo preso no problema. Acabou que eu só resolvi com certeza (eu acho que foi certeza) o último, que envolvia caminho mais curto entre todos os pares.

Vou esperar o resultado, mas não fui bem, certeza.
A viagem pelo menos valeu a pena, muito legal o pessoal de lá e valeu a pena ter participado dessa OBI. Os outros participantes estavam treinando bastante pelo que eu conversei com eles, resolvendo os problemas da UVa, tendo aulas sobre o assunto. Grande parte dos competidores entrou na faculdade esse ano e conseguiu apoio pra estudar e eu na minha ingenuidade me virando por conta própria.
No CEFET – Rio os professores e coordenadores que correram atrás e incentivaram os alunos, coisa que eu não tive. Mas valeu a pena de qualquer forma.

Vamos ver o que o CEFET-Campos vai resolver fazer pra ano que vem, porque esse ano já era pra mim (o único interessado em fazer a OBI2008 na escola).


Responses

  1. Fala hugo.
    Gosto de ver esse interesse seu por blog.
    Parabéns.
    Pena que no Brasil o povo ligue pouco ou não ligue para isso.
    Se não conseguiu prosseguir na OBI esse ano, tudo bem. Ano que vem tem mais.
    Abraço


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: