Publicado por: hugolt | junho 1, 2008

Post antigo, postando agora

OBI Fase 2

****
Esse Post é bem antigo, eu é que não lembrei ou não tive tempo pra postar, pois estava escrito…
****

Como disse no post anterior, fui classificado para a segunda fase. Até aqui tudo bem. Recebi um e-mail na quarta-feira do Revair (quem tinha ficado responsável por me inscrever na OBI) e só fui le-lo na sexta-feira, sendo que eu achei que uma sede seria em Campos…
No e-mail ele me mostrou onde seriam as sedes no estado do Rio. Todas as duas na capital, uma na UFRJ e outra no CEFET Celso Suckow e disse que não era pra eu faltar, que era pra ir.
Bem, eu não tinha dinheiro pra ir e nem tinha como ir e além do mais sou menor de idade. Fui conversar com ele à tarde. A gente conversou um pouco e acabamos conseguindo que eu fosse pro Rio, o CEFET-Campos ia arrumar uma maneira de me custear e assim eu fui.

O pessoal do CEFET – Rio foi bem agradável comigo, principalmente o professor João Quadros, excelente pessoa.
Depois de umas fotos, conversa e etc o professor João Quadros nos entregou a prova.

Aconteceu o mesmo quando me entregaram a prova da fase 1, fiquei meio nervoso de início, mas depois relaxei. Fui pra última questão, pois as duas primeiras eu não sabia resolver e a terceira eu achei que tinha a ver com ‘Edit Distance’, na verdade era isso, mas com algumas modificações. A última eu resolvi fácil, essa do Edit Distance fiquei mais ou menos uma hora até que percebi que estava bugando porque o Windows (é, lá era MS Windows) não aceitou que eu alocasse a memória que eu estava alocando. Aí diminuí a alocação e consegui rodar os testes. Nada de 100%, e eu fiquei muito tempo preso no problema. Acabou que eu só resolvi com certeza (eu acho que foi certeza) o último, que envolvia caminho mais curto entre todos os pares.

Vou esperar o resultado, mas não fui bem, certeza.
A viagem pelo menos valeu a pena, muito legal o pessoal de lá e valeu a pena ter participado dessa OBI. Os outros participantes estavam treinando bastante pelo que eu conversei com eles, resolvendo os problemas da UVa, tendo aulas sobre o assunto. Grande parte dos competidores entrou na faculdade esse ano e conseguiu apoio pra estudar e eu na minha ingenuidade me virando por conta própria.
No CEFET – Rio os professores e coordenadores que correram atrás e incentivaram os alunos, coisa que eu não tive. Mas valeu a pena de qualquer forma.

Vamos ver o que o CEFET-Campos vai resolver fazer pra ano que vem, porque esse ano já era pra mim (o único interessado em fazer a OBI2008 na escola).


Responses

  1. Fala hugo.
    Gosto de ver esse interesse seu por blog.
    Parabéns.
    Pena que no Brasil o povo ligue pouco ou não ligue para isso.
    Se não conseguiu prosseguir na OBI esse ano, tudo bem. Ano que vem tem mais.
    Abraço


Deixe uma resposta

Categorias

