Publicado por: hugolt | novembro 27, 2008

C++

C++

Estava curioso sobre como é C++ e tinha pensado em aprender nas férias. Mas tomei coragem e então semana passada comecei a dar umas olhadas na linguagem. Como eu já posuo um conhecimento em C e orientação a objetos, não tive tantos problemas pra pegar a sintaxe e a maioria das features que eu vi.

Li alguns tutoriais pra me familiarizar com a sintaxe e peguei o ebook “The C++ Programming Language” do criador da linguagem – cujo sobrenome eu sempre me embolo pra escrever ou falar (Stroustrup).

Achei templates excelentes! C++ é bem legalzinha, apesar de eu não ter gostado de algumas coisas como a sintaxe de acesso a namespaces:
NAMESPACE::ATTR
como por exemplo:
std::cout << “hugo” << std::endl;
que mostra “hugo” com uma quebra de linha (e flush de output) na saída padrão (`cout` e `endl` estão no namespace `std`).

Outro ponto interessante foi ser possível ter argumentos com valores padrão, ter atributos/métodos privados (acessíveis somente para a classe que os implementa), protegidos (acessíveis para a classe e qualquer uma que herdar da mesma) e públicos (acessíveis pra qualquer um).

Um ponto fraco foi introspecção, mal que talvez eu tenha pego por programar em Python, não há como fazer isso em C++ (até onde eu, newbie em C++, sei).

Pretendo usar C++ na OBI do ano que vem, pelas facilidades da biblioteca padrão de templates da linguagem – standard template library (STL) e orientação a objetos.
Uma vantagem pra mim será que em C++ eu posso escrever código C, é compatível! E o próprio Stroustrup disse que não é aconselhável ir usando os conceitos de C++ de cara, quando se é programador C – muitos dizem que C++ seria um superset de C.

Talvez escreva algo sobre alguma funcionalidade legal da linguagem. Até.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: